História

10/23/2009

Agualva-Cacém é uma cidade portuguesa do concelho de Sintra, com cerca de 81 845 habitantes. É composta pelas freguesias de Agualva, Cacém, Mira Sintra e São Marcos, resultantes do desmembramento da antiga freguesia de Agualva-Cacém.

A cidade de Agualva-Cacém é uma de duas cidades no município de Sintra (sendo a outra Queluz). É ainda a quarta maior cidade da área metropolitana de Lisboa, (após Lisboa, Amadora, Almada e Setúbal) e a décima maior cidade de Portugal (depois de Lisboa, Porto, Vila Nova de Gaia, Amadora, Braga, Coimbra, Almada, Funchal e Setúbal).

Possuidora de problemas e desafios de carácter urbanísticos e ambiental que lhe colocaram o crescimento desordenado da área urbana e o pouco cuidado que este crescimento teve com o património ambiental local, são exemplos, a Ribeira das Jardas e a lagoa dos “quatro caminhos”. Para além desta situação ainda se coloca o desafio na defesa do património histórico desta cidade, por exemplo o parque arqueológico do Alto do Colaride, o Palácio da Quinta da Fidalga e a Quinta da Bela-Vista (onde viveu durante muito tempo Ribeiro de Carvalho – ilustre figura da 1ª. República) problemas que começam agora a ser resolvidos pelo programa Polis (Programa de requalificação das cidades europeias).

Agualva-Cacém possui como principal sustento económico a indústria, isto se verifica pela existência de dois parques industriais de grande dimensão na cidade.

Apesar da designação oficial ser “Agualva-Cacém”, toda a população a designa globalmente por “Cacém”. Assim, em termos práticos, quando uma pessoa diz “moro no Cacém”, pode estar a referir-se a qualquer uma das quatro freguesias que compõem a cidade: Cacém, Agualva, Mira-Sintra e São Marcos. Até recentemente, o nome “Agualva-Cacém” pertencia a uma freguesia com 16 km² de área, em 12 de Julho de 2001, a vila foi elevada a cidade, tendo a antiga freguesia sido administrativamente desdobrada nas freguesias de Agualva, Cacém, Mira-Sintra e São Marcos no dia 3 do mesmo mês. Após a elevação de Agualva-Cacém a cidade, esta passou por vários projectos de beneficiação por parte da Câmara Municipal de Sintra, mas principalmente por parte do Programa Polis (Projecto para a requalificação das cidades europeias).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: